Stein Mapas
Stein Mapas
Versão Português English Version

PESQUISAR PRODUTO

Retificação Histórica das Rotas dos Tropeiros





Estamos na vakinha on line para arrecadação de fundos para concretização deste projeto.

Quem puder ajudar é só acessar:

 ID da vaquinha: 1137018

O Tropeirismo foi um dos momentos sócio/econômicos mais importantes da história do Brasil e que está obscurecido em nossas memórias pelo desinteresse, principalmente dos poderes públicos!

Fundadores de dezenas de cidades, estradas e rotas, foram primordiais na definição de nossas fronteiras sulistas e na integração entre os atuais estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Muitos não sabem, mas o Tropeirismo na América Latina nasceu na atual Argentina, onde dos pampas (criatórios de mulas) iriam servir a exploração das minas de prata de Potosí (atual Bolívia); com o esgotamento desta, o excedente começou a ser enviado para o Brasil na recém descoberta das Minas Gerais. Concentrados na Feira de Muares de Sorocaba, atendiam a demanda de praticamente todo o Brasil, tornando a cidade ponto de referência nacional.

Minha intenção, é fazer três ou quatro mapas extremamente didáticos e atrativamente belos que retratem as rotas criadas neste ciclo e que retratem o relevo, clima, povos indígenas, estrada dos Incas, os caminhos do Peabiru, reduções jesuítas, registro (coleta de impostos), etc. 

Utilizarei livros consagrados no tema, documentos oficiais da época, entrevistas com diversos historiadores e espero fazer um trabalho que reavive o interesse, de jovens alunos, adultos e quem sabe nossas autoridades públicas.

 

Voltar
Francisco José Ferreira ME - CNPJ: 26.249.347/0001-66
Stein Mapas 2022 - Todos os direitos reservados