Os mapas artísticos de Francisco Stein estão em exposição no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. O evento faz parte da programação que visa à divulgação da arte e da cultura popular brasileira, com um público estimado em 30 mil pessoas diariamente. A exposição teve início no dia 6 e vai até 22 de janeiro, e contará com a presença do artista plástico em datas a serem divulgadas na página oficial no Facebook.
Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Francisco Stein transforma mapas em verdadeiras obras de arte feitas à mão. Graças à sua paixão por História e Geografia, Francisco é referência na modalidade e leva cerca de 300 horas para compor cada desenho. Toda obra é digitalizada e impressa em papel poliéster, o mesmo usado na produção do original, tendo como resultado uma tela em fine arte com poucas diferenças de nuances de cores em relação a ele.
No curso de Projetos Mecânicos, no qual tem formação, Francisco adquiriu conhecimento e habilidade para trabalhar com pranchetas, nanquim, papéis vegetal e poliéster, fundamentais para o que seria sua futura profissão: artista.
Ministrou aulas de História por dois anos em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo, em meados de 1989. Foi nessa época que Francisco teve um choque: ao pedir que um aluno do Ensino Médio apontasse a Grécia no mapa-múndi, teve como resposta as Ilhas Malvinas. Isso bastou para que o professor passasse a rabiscar rascunhos da localização cartográfica onde fatos históricos aconteceram. A iniciativa de Francisco culminou na evidente melhora do desempenho e interesse dos alunos pela disciplina. Depois de dois anos e meio lecionando, o artista passou a desenhar mapas como hobby, sempre tendo a música clássica como companheira nos momentos de trabalho e inspiração.
No final de 2006, desenhar deixou de ser o passa tempo de Francisco e tornou-se seu ofício mais adorado. Atualmente, ele conta com cerca de 3 mil mapas catalogados, além de participar de exposições e promover palestras temáticas em escolas e eventos corporativos.
O Espaço Cultural Conjunto Nacional fica na Avenida Paulista, 2073, São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e domingos e feriados, das 10h às 22h. A exposição segue até o dia 22 de janeiro e a entrada é franca.
Voltar