Stein Mapas
Stein Mapas
Versão Português English Version

PESQUISAR PRODUTO

Exposição no Colégio Objetivo - Sorocaba/SP, apresenta mapas antigos reproduzidos em desenhos manuais, publicada em 23/07/2011.





O Objetivo Sorocaba, em uma parceria com o artista sorocabano Francisco Stein, promove a Exposição de Mapas Artísticos, entre os dias 29 de julho e 30 de agosto, das 8 às 20 horas. A exibição é aberta ao público, com entrada gratuita, e está exposta no túnel da entrada principal da unidade Portal do Objetivo Sorocaba (Rua Romeu do Nascimento, 777, Jardim Portal da Colina).

São 12 obras do artista, que expressa sua paixão pela Arte e a História, reproduzindo mapas antigos desenhados à mão com perfeição. Após trabalhar com garimpo de ouro e diamante, como projetista mecânico e gerente comercial, Francisco Stein começou a desenhar mapas ao lecionar História, pois percebeu que, dessa forma, os alunos tinham mais interesse pela matéria. Gostou tanto, que parou de dar aulas, mas não parou mais de desenhar mapas. 

O artista demorou 21 anos para chegar à técnica que utiliza atualmente na produção de seus mapas - papel poliéster, nanquim e tinta pastel – e o que era hobby tornou-se profissão. Sua preferência é pelos mapas antigos, do século XVI e XVII. Atualmente, seus mapas levam cerca de 300 horas para serem finalizados. O artista possui, aproximadamente, 3 mil mapas em estoque e já foi convidado para expor em Nova York, Dubai, China, Alemanha e Argentina. 

MAIS SOBRE O ARTISTA - Francisco Stein já demonstrava sua paixão por mapas desde criança, quando participava de expedições na escola e mapeava grutas e cavernas do Estado de São Paulo. Hoje, a paixão virou profissão. 

Antes de iniciar um novo projeto de desenho de um mapa, o artista faz um estudo aprofundado: pesquisa a época, o cartógrafo, a língua em que está escrito e os fatos históricos relevantes que aconteceram na época. O diferencial dos seus trabalhos é a intensa pesquisa feita antes da confecção dos mapas. Atualmente, Stein está desenvolvendo um trabalho sobre a imigração espanhola para Sorocaba, em parceria com o historiador e jornalista Sérgio Coelho de Oliveira, para o qual já estão pesquisando há dois meses. O próximo projeto do artista será sobre mapas tropeiros. 

 

Voltar
Francisco José Ferreira ME - CNPJ: 26.249.347/0001-66
Stein Mapas 2018 - Todos os direitos reservados